Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

Nini Remartinez

Morreu Nini Remartinez, cantora do duo Irmãs Remartinez, artistas da rádio famosas na década de 1940 (a partir de informação colocada por Nunes Fortes). Maria Carolina (Nini) Remartinez nascera em 1919 e vivia, desde há muito, na Casa do Artista. A irmã Fernanda nasceu em 1916 e faleceu em 1955. O duo participou em muitos programas da Emissora Nacional, como “Hora de Fantasia”, “Ouvindo as Estrelas” e “Serões para Trabalhadores”. Participaram no Coro Feminino da Emissora Nacional.

De uma antiga entrevista que me concedeu, retiro o seguinte: “Cantávamos coisas típicas portuguesas e veio cá um maestro argentino com uma orquestra de tangos, que era o maestro Carlos Flores e tinha coisas típicas das pampas argentinas e então aquilo foi um sucesso muito grande. Nós tínhamos a possibilidade […]. Aquele maestro Carlos Flores ouviu-nos cantar. Naquela altura, os artistas reuniam-se muito no Palladium, ali ao pé do elevador da Glória e o Luís Piçarra, muitos artistas daquela época, o Tomás Alcaide – tem ouvido falar dele? –, um grande artista… Reuniam-se ali no Palladium. Entretanto, o maestro Carlos Flores […]. Os artistas reuniam-se ali, mais os homens. As mulheres não. Naquela altura, não havia assim tanta camaradagem de ir para os cafés. […] O maestro Carlos Flores ouviu-nos cantar e ficou surpreendido. E como conhecia o Luís Piçarra, perguntou-lhe se ele tinha possibilidade de poder falar connosco para nos dizer se queríamos cantar coisas típicas argentinas. E queria-nos conhecer. Nós dissemos que sim, ficámos muito encantadas com ele porque era um grande artista e um grande compositor argentino. Depois, a orquestra de tangos foi-se embora, e ele ficou cá, ele ficou a viver cá em Portugal. Ainda fez música para vários filmes portugueses e nós cantámos com ele. Então fizemos um trio com o Luís Piçarra. Foi muito aplaudido e tivemos também outras interpretações de coisas argentinas, as duas com o maestro Carlos Flores. Se me pergunta, agora já estou como o outro, se me pergunta qual era o género que eu mais gostava de cantar era o argentino”.