Fichas radiofónicas (22) – Rainhas da Rádio

Um dos mais engenhosos concursos de rádio teve lugar em revistas, como Flama, Plateia e Rádio & Televisão. Havia exemplos vindos dos Estados Unidos e no Brasil. Tirando Júlia Barroso e Maria Lurdes Resende, a maior disputa foi entre Simone de Oliveira, a impetuosa, e Madalena Iglésias, a aprumada (adjetivos meus😎).

A década de 1960, com a concorrência da televisão, deu muito gás ao concurso. Deixo capas [tenho estas apenas a preto e branco] ou páginas de revistas com imagens de rainhas. Em cada número da Flama, vinha a contabilidade dos votos em cada uma das candidatas. Os votos vinham impressos na revista, com o comprador e leitor a eleger a sua eleita através do envio do voto para a revista. Houve suspeitas de alterar votos (compra), como se fosse um cartel. Mas tudo foi muito discreto, porque o regime político não permitia, e porque provavelmente não passou de boato. A este ingrediente, junto o do possível namoro entre Iglésias e António Calvário, o rei da rádio, história a destroçar muitos corações.

(Flama, 22 de junho de 1951 e 15 de julho de 1960, Rádio & Televisão, 20 de junho e 18 de dezembro de 1964 e 27 de janeiro de 1967)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search