Fichas radiofónicas (8) – uma equipa de noticiaristas há 50 anos

“Os telexes nunca param no seu matraquear. […] Os ouvidos atentos ao telefone. Os gravadores prontos para o registo em fita magnética. […] A rapidez da comunicação constitui o primeiro requisito para o valor da notícia. […] O bom serviço que ali se faz é também um consequente do profissionalismo dos homens que trabalham no SN [serviço de noticiários] do RCP [Rádio Clube Português]. […] Num constante alerta, o noticiarista vive o seu período de trabalho, entre a secretária e o microfone, selecionando, emendando, ampliando por vezes a informação e dando-a ao ouvinte na melhor oportunidade. […] Quando a informação colhida não é bastante e o acontecimento o justifique, o SN do RCP recorre à colaboração dos Serviços de reportagem ou aos Serviços de escuta. E deslocam-se repórteres para os locais ou captam-se e gravam-se as estações de rádio que forneçam notícias sobre o facto” (Nova Antena, 31 de janeiro de 1969).

O texto, assinado por A. Leston Martins – uma verdadeira lição de jornalismo radiofónico -, incluía fotografias e pequenos currículos dos noticiaristas. Registo várias características, a primeira das quais a frequência universitária de alguns deles: Manuel Bravo no Instituto Superior Técnico, Luís Filipe Costa (não indica a Faculdade), João Paulo Guerra (que abandonou por “incompatibilidade temperamental com o curso” de medicina😖). Depois, as designações internas, como Paulo Fernando, o Tac-tac, e as origens profissionais de alguns deles: APA (publicidade), rádio de Goa. Além do galardão em 1966 dado ao serviço de noticiários pela revista “Ondas”.

Os noticiários eram de hora a hora e curtos. Mas havia um de maior extensão, no começo da madrugada. A informação constituiu, desde 1961, uma das principais marcas da estação, já a funcionar na rua Sampaio e Pina, em Lisboa, depois de muitos anos na Parede.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search